sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Boca do Rio

Há 30 anos mais ou menos, Caetano dizia em sua música "Beleza Pura" que a Boca do Rio era beleza pura. E, realmente, na década de 70 e 80, o bairro era beleza pura. Aqui ficava a praia preferida dos artistas, freqüentada por Caetano, Gil, Novos Baianos e muita gente alternativa. Até hoje, o local ainda é chamado de Praia dos Artistas, apesar de nenhum artista aparecer mais na praia e muitas outras coisas mudaram nestes anos todos no bairro que é um dos remanescentes quilombolas da cidade de Salvador. Por falar na Praia dos Artistas, ela foi palco de uma dura batalha entre ambientalistas e o governo Paulo Souto por causa da construção de um emissário submarino que levaria esgoto das casas da região para desaguar no meio do mar. O emissário foi construído, o projeto não teve, em sua discussão, o nível de debate popular que poderia ter tido.
A Boca do Rio, hoje, é um bairro popular, marcado por contradições, já que dividem o mesmo espaço as classes C, D e E. A violência também é crescente e mais marcante em algumas regiões do grande bairro que começa no Centro de Convenções ao norte, delimita-se com Pituaçu ao sul e ao leste com o Imbuí que, antigamente, também era Boca do Rio como o Conjunto Guilherme Marback. Tem o Rio das Pedras atravessando o seu limite sul e sendo este o motivo do nome dado ao logradouro.
A violência é resultado da ausência do Estado que propicia a ascensão de um novo tipo de poder, nem tão novo, mas, quase dominante. Hoje, o bairro tem a classe média concentrada em seu centro e as extremidades onde vivem os mais populares e, não por coincidência, onde são registrados os maiores números de crimes na localidade. Exatamente por esta ineficiência do Estado que para diminuir tanto esquecimento tem realizado algumas ações no bairro e o elegeu como sede de uma das administrações regionais do governo municipal.
O bairro parece uma pequena cidade do interior, tem um forte comércio popular, um shopping (o Aeroclube, em reformas há mais de um ano) e, não se sabe quando, terá um Parque Atlântico. O sistema de transportes não é maravilhoso, mas é melhor que em outras regiões da cidade. O bairro ainda é sede da famosa Creche Béu Machado e tem uma biblioteca pública infantil chamada Betty Coelho em homenagem à escritora de histórias infantis.
Enfim, esta é a terceira vez que moro na Boca do Rio e quase um terço da minha vida passei aqui. O bairro como todos os outros da cidade tem os seus problemas, mas morar aqui tem sido bom. É perto da principal via da cidade, a paralela, o Centro de Conveções fica no bairro, não é tão longe do novo centro (Avenida Tancredo Neves e Iguatemi), tem praia, área para caminhadas, não fossem os problemas com segurança e a presença de certos políticos que só aparecem aqui para ganhar votos, o bairro seria ainda melhor.

No vídeo a seguir, vocês conferem a música Beleza Pura na voz de Mariana Aydar, uma das cantoras da nova onda da MPB.
 
Add to Technorati Favorites