sábado, 19 de maio de 2007

Eterna Magia!

Lá vou eu comentar as novelas pela primeira vez aqui e, começo pela estréia da semana. A novela global das seis horas, Eterna Magia.
A novela que estreou segunda-feira é escrita por Elizabeth Jhin, co-autora de Começar de Novo, O Beijo do Vampiro, Vila Madalena entre outras. Esta é a primeira novela em que ela é a autora principal, mas apesar disto, o texto dela tem a supervisão do já consagrado Sílvio de Abreu.
A novela tem se mostrado interessante nesta primeira semana, diferentemente da insossa O Profeta, que não conseguia me cativar de jeito nenhum. O enredo trata a questão das valentinas, lenda(ou não) da cultura celta, e como estas mulheres estão vivendo na cidade mineira de Serranias no final da década de 30. Além da tradição irlandesa, estão presentes todos os itens esperados em uma novela, o triângulo amoroso, os vilões(Cássia Kiss é uma das vilãs e está emprestando o charme inerente da sua personalidade à personagem), a ala engraçada. Enfim... Bem kitsch esta minha observação, mas é o que constrói a estrutura narrativa de qualquer novela. Até nas novelas do autor João Emanuel Carneiro esta arrumação básica se apresenta(que vai pro horário das 21 horas- Horário Nobre da Globo). E olhe que elas são consideradas inovadoras nas narrativas.
A direção de Ulysses Cruz (a primeira novela que ele dirigiu foi Estrela Guia, eu sei que eu poderia ter omitido porque Sandy era protagonista, mas deixem de coisa que a novela nem era ruim) é outro ponto a ressaltar. Os planos escolhidos e a atuação dos atores demonstra o trabalho bem feito do diretor. Nesta primeira semana, porém, o destaque do elenco não é nenhum dos protagonistas, Malu Mader(Eva Sullivan), Thiago Lacerda(Conrado O'Neil) e Maria Flor(Nina Sullivan), mas sim a veterana atriz Irene Ravache. Ela está fazendo o papel da mãe abandonada(ela é mãe de Conrado) pelo marido(Papel feito por Osmar Prado) e taciturna com uma atuação impecável, muito diferente da alegre Katina de Belíssima. O que demonstra o profissionalismo da atriz em sair de um pólo dramático para o outro.
Eterna Magia pode ser mais um sucesso do horário das 18 horas, a tarefa é fácil tendo como antecessora imediata O Profeta, mas é difícil se for comparada aos grandes sucessos do horário: as novelas de Walcyr Carrasco, O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta. Por falar em Walcyr, ele é o autor da próxima novela das 19 horas, Sete Pecados. A emissora carioca vem com diversas alterações em sua escala de autores para este ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Comento aqui e não no de política porque daquele babado lá eu ainda não tenho colhão pra comentar.

Mas a coisa que me deixa mais intrigado nesse texto é que, mais uma vez, você reitera seu fascínio por João Emanuel Carneiro, que eu particularmente acho bem morno.

 
Add to Technorati Favorites