quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A minha faculdade está no poder. Imagine que sensação engraçada esta de ver seus professores assumindo posições nas estruturas do governo estadual, exatamente, na secretaria estadual de Cultura, sob a tutela do ex-diretor teatral Márcio Meirelles. Por sinal, haja críticas sobre a gestão de Márcio, mas me parece que muitas delas têm a mesma origem que a críticas sofridas pelo ministro Gil no início de sua gestão, quando ele resolveu distribuir melhor os recursos, descentralizando-os da região Sudeste e passando mais verbas para a região Nordeste.
Voltando aos professores da FACOM. Primeiro, foi convidada a professora Giselle Nusbaummer, de Produção Cultural, para assumir a Fundação Cultural do Estado. Muitos disseram ser esta uma indicação do ex-diretor da nossa faculdade Albino Rubim. Este, que continua sendo professor da graduação e da pós da Faculdade de Comunicação, tomou posse hoje como conselheiro estadual de Cultura. E, para encerrar a lista de professores que chegaram ao poder, tomou posse junto com Albino no Conselho Estadual de Cultura o professor, ex-deputado estadual pelo PT e membro do Diretório Nacional deste partido, Emiliano José.
Não tenho uma opinião formulada sobre a entrada destas pessoas no governo estadual não. Na verdade, o Conselho não é propriamente uma instância do governo, mas sim fomentadora de discussão sobre políticas públicas na área de cultura. Quanto a isto, estas pessoas pautaram as suas atividades acadêmicas na discussão sobre a cultura e políticas culturais. Lógico que chegam ao poder por isto e também como é sabido por todos, Albino tem um afinamento ideológico com o PT e Emiliano, nem precisaria dizer nada, já que ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores.
Torço para que a gestão da nova secretaria dê certo e que os professores possam contribuir com uma melhor política cultural, afinal de contas, a cultura do estado não é a cultura de Salvador e, muito menos, cultura deve ser confundida com turismo como acontecia nas gestões do PFL.

Nenhum comentário:

 
Add to Technorati Favorites