sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Dança das Cadeiras Sacode Jornalismo Baiano

O telejornalismo baiano sempre se caracterizou pela manutenção das suas principais estrelas em canais onde construíram seu nome. Por exemplo, há quem discorde que Casemiro Neto tenha se tornado a cara da TV Bahia? Ou ainda que Varela e seu Balanço Geral sejam há muitos anos o carro-chefe da TV Itapoan? Pois se estávamos acostumados com estas configurações, melhor ir tomando outras idéias.
A história toda começou com as especulações em torno da candidatura do radialista Raimundo Varela à prefeitura de Salvador. Sendo eleito, o atual apresentador do Balanço Geral precisaria de um substituto à altura e eis que não poderia ser outro, ou seja, na semana passada, a TV Itapoan anunciou a contratação do jornalista Zé Eduardo, Bocão, para apresentar o Se Liga Bocão na retransmissora da Rede Record. Lógico que nada teve esta aparente calma, afinal, Bocão saiu da TV Aratu em um clima meio estranho. Circulou pelos meios da imprensa que ele teria recebido propina de um empresário para não o denunciar no seu programa. Nada confirmado, Zé Eduardo está no ar logo após Varela, fazendo a dobradinha popularesca no horário do almoço da rede dos bispos.
Com a mudança, a TV Aratu colocou no lugar de Bocão, Uziel e Zé Bim. Os dois passaram a apresentar o programa Que Venha O Povo, mas a mudança mostrou-se temporária e, nesta semana, foi dada uma notícia que surpreendeu às pessoas do meio jornalístico e fora dele. Casemiro Neto, após 18 anos na TV Bahia, foi contratado pela TV Aratu para apresentar o Que Venha o Povo, ser diretor de jornalismo da TV do Galinho, fazer a cobertura do carnaval daqui a duas semanas e ainda, possivelmente, apresentar um programa de entrevistas. Neto e a TV Aratu não quiseram falar de valores, mas se especula algo em torno de 50 mil reais por mês. Uma verdadeira fortuna para os padrões da Bahia.
Casemiro disse estar empolgado com as mudanças, mas os desafios serão imensos. A audiência da TV Itapoan está consolidada, brigando pela liderança no horário com a TV Bahia, deixando a TV Aratu para o terceiro lugar na disputa pelo IBOPE. Além disto, apesar de achar Casemiro meio popularesco às vezes, não consigo enxergá-lo portador do perfil necessário para apresentar este tipo de programa: defensores dos pobres e oprimidos perante à ineficiência e descaso dos governos e órgãos públicos, apelando muitas vezes para um sensacionalismo descabido. Papel muito bem preenchido por Varela e Bocão, mas como não quero queimar minha língua, o tempo pode se encarregar de aprimorar Casemiro Neto no desempenho desta nova função.

Além das mudanças na TV, li no site sobre jornalismo Comunique-se, que o Correio da Bahia será reestruturado. O jornal diminuirá as influências vindas dos carlistas na cobertura sobre política, devido à morte do ex-senador ACM e cogita inclusive diminuir a importância da política no jornal. As mudanças não param por aí, serão discutidas alterações no formato do periódico que poderá vir a ser tablóide, manter o formato standard ou ainda adotar um terceiro formato e modificações na redação do jornal. Quem viver verá!

Nenhum comentário:

 
Add to Technorati Favorites